Fichamento Psicologia
A partir do século XIX, começam a serem elaborados os primeiros projetos de psicologia como uma ciência independente. Para que a psicologia se colocasse como ciência independente era preciso mostrar que ela tem seu objeto próprio de estudo e métodos adequados ao estudo desse objeto. O conceito de subjetividade vem como uma condição natural para o aparecimento de tal matéria como ciência.
PRECONDIÇÕES SOCIOCULTURAIS PARA O APARECIMENTO DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA NO SÉCULO XIX
A experiência da subjetividade privatizada
A experiência da subjetividade privada é quando todos sentem suas experiências como íntimas, ninguém mais tem acesso a ela. É possível, por exemplo, ficar um longo tempo pensando se vamos ou não fazer uma coisa, quase decidir por uma e no final optar por outra, sem que ninguém fique sabendo. A possibilidade de mantermos nossa privacidade é altamente valorizada por nós e é relacionada ao nosso desejo de sermos livres para decidir nosso destino.
As grandes irrupções da experiência subjetiva privatizada ocorrem em situações de crise social, quando uma tradição cultural (valores, normas e costumes) é contestada e dá lugar a novas formas de vida. Em situações como essas, os homens se veem obrigados a tomar decisões nas quais não conseguem o apoio da sociedade. Nessas épocas, as artes revelam a existência de homens mais solitários e indecisos, diferentemente das épocas sem grandes conflitos, nas quais dominam as velhas tradições.
Constituição e desdobramento da noção de subjetividade na Modernidade
Em A Invenção do Psicólogo, desenvolve-se a ideia de que no Renascimento teria surgido uma experiência de perda de referências. A falência do mundo medieval e a abertura do ocidente ao restante do mundo teriam lançado o homem europeu numa condição de desamparo.
O Renascimento foi um período muito rico em variedade de formas e em experiências, teve assim uma produção intensa de conhecimento. O contato com a diversidade das