A NECESSIDADE DE ESTIMULA O
A estimulação é uma necessidade básica humana para a saúde e para funcionamento normal do organismo. As necessidades de estimulação englobam os sentidos da visão, audição, paladar, o olfato, tato, além do sentido vestibular de posicionamento e equilíbrio do corpo. Estas formas de estimulação envolvem uma interação entre pessoa e o meio. Os estímulos originam-se no meio ou por movimentos através do meio. As formas variadas de estimulação interna que ocorrem entre as diversas áreas corporais e o sistema nervoso periférico e central também são essenciais ao funcionamento do organismo, mas são, em sua maioria, imperceptíveis.
Os meios normais de suprir as necessidades de estimulação – mobilidade
A mobilidade é a capacidade de controlar e relaxar grupos musculares que permitam ao indivíduo mover-se propositalmente no meio ambiente. A mobilidade normal está ligada muito fortemente com o conceito de saúde para maioria dos indivíduos. A mobilidade é indispensável às pessoas que pretendem suprir suas próprias necessidades, uma vez que é necessária não apenas para a interação com outros indivíduos como também para ganhar seu sustento e para manter o funcionamento interno do organismo.
A mobilidade depende do funcionamento coordenado dos músculos, articulações e ossos. Esta coordenação é feita através das terminações nervosas aferentes (que se dirigem para núcleo da célula nervosa) e das terminações nervosas eferentes (que se dirigem para núcleo da célula periférica. Estes caminhos levam os estímulos à medula espinhal e ao sistema nervoso central, e depois trazem as respostas até os músculos. O tecido muscular normal é mantido em um estado de leve contração chamado de tônus muscular. Isto é conseguido através de reflexos originados no interior dos músculos. O tônus muscular é mentido por um arco reflexo disparado pelo grau de estiramento presente no músculo e por impulsos vindos da medula espinhal e do cérebro. Muitas vezes, existem conexões