Fichamento Professora sim, tia não
Faculdade Sumaré - Unidade Santo Amaro
Curso de Pedagogia
Introdução à Pedagogia
Prof. Me. Filipe Rangel Celeti
Assunto:
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. São Paulo: Olho d’água, 1997.
Conteúdo:
Neste capitulo Paulo Freire, diz que para ensinar precisamos antes aprender. Para isso, devemos ler e estudar bastante, para compreendermos melhor. O ensino é a transferência de nossos conhecimentos aos outros. O estudo para nós deve ser por alegria e prazer. Para isso, devemos trabalhar desde a pré-escola e não interrompermos este processo.
Medo é dificuldade ante a algo que imaginamos desconhecido; sendo assim, temos que observar: se a capacidade de resposta está altura do desafio ou se está além. A aprendizagem passa pela leitura com fixação e atenção para tirar o medo, pois é preciso experimentar-se cada vez mais criticamente na tarefa de ler e de escrever para produzir conhecimento.
O curso de magistério deve formar educadores, e não ser curso por um passatempo.
Educar é coisa seria, pois se contribui na formação da sociedade. Devemos lutar por escolas publicas e professores bem pagos, e que sejam possuidores de conhecimentos. Os problemas ligados à educação são pedagógicos, mas também políticos e éticos.
Cita qualidades que os educadores progressistas devem possuir, e que são adquiridas com as praticas educativas: a humanidade, que requer coragem, confiança e respeito, amorosidade aos alunos e ao ensino, a tolerância, que nos ensina a aprender a respeitar. Também são importantes a decisão, a segurança, a paciência, e a alegria de viver, virtude fundamental.
No primeiro dia de aula, geralmente o professor está inseguro, e isso gera o medo, porque ele pode não conseguir colocar em prática a teoria que aprendeu. Ele tem o direito de sentir medo, mas deve educá-lo. Ele deve superar esse medo, saber que ele pode aprender junto com seus alunos na sala de aula, ter a humildade e falar com eles sobre isso. Assim, ele vai ganhando a