Resenha "A Revolução Cubana - A construção Social"
AYERBE, Luis Fernando. A Revolução Cubana. São Paulo: Editora UNESP, 2004. il. - (Coleção Revoluções do Século XX)
O livro A Revolução Cubana de Luis Fernando Ayerbe, traz uma das revoluções mais importantes do XX em um texto de fácil compreensão, o que é marca registrada da coleção lançada pela Editora UNESP, da qual ele faz parte.
Ayerbe inicia o texto nos apresentando um pouco da relação entre os Estados Unidos e Cuba, que antes da revolução se resumia em um paraíso de jogatinas e prostituição. Com as mudanças implantadas pela revolução a partir de 1959, como as medidas iniciais de moralização e a melhoria da situação econômica dos setores populares, os Estados Unidos acabam reagindo de forma negativa. As condenações e execuções dos aliados do regime de Batista e a demora em convocar eleições também aumentam as preocupações dos EUA, porem é a decretação da reforma agrária que desencadeia o confronto entre os dois países.
A partir do conflito de objetivos, gerados por tantos fatores, mas potencializado com a reforma agrária, os Estados Unidos põem em pratica uma politica de retaliação, que fica bem clara em 1960. O autor faz uma lista cronologica dos acontecimentos entre os dois países, como o corte nas vendas de combustível, a redução da cota de importação de açúcar cubano em 95%, o rompimento de relações diplomáticas entre os EUA e Cuba, o acordo entre Cuba e a URSS, o bloqueio total dos EUA contra Cuba e assim por diante. Esta linha de acontecimentos é muito importante para a percepção da construção do socialismo em Cuba, pois inicialmente a revolução não possuía este caráter. A revolução antes de tudo era anti-imperialista, o socialismo foi um reflexo da união com a URSS, que nada mais era do que uma forma de se proteger das pressões norte-americana que sufocavam a pequena ilha e garantir a sua soberania nacional.
Luis Fernando Ayerbe também busca em seu texto fazer uma discussão sobre alguns pontos importantes da revolução cubana. O