Hiperbarismo
Caracteriza-se pelos efeitos provocados pelo aumento da pressão, que se torna maior que a atmosfera e descompressão, e é os principais acometidos são os mergulhadores, escafandristas e outros profissionais que trabalham debaixo d'água ou em túneis subterrâneos
Para não colaborarem, os pulmões são cheios em pressões elevadas, expondo o sangue nos alvéolos também à mesma condição.
Segundo a Lei de Boyle,a profundidade da agua causa redução do volume dos gases nos pulmões. Exemplo: Ao nivel do mar (1 atm), um pulmão contendo 1L de ar terá seu volume reduzido conforme o mergulhador desce em profundidade. Após 10m ( 2 atm ) o volume de ar cairá para 1/2 L. A 70m (8 atm) o volume será de 1/8 L e assim sucessivamente. O Hiperbarismo, por sua vez, leva a alterações na absorção e transporte de gases no organismo. O ar que respiramos é composto basicamente por oxigênio, nitrogênio e gás carbonico. Havendo pressão gasosa alveolar aumentada, haverá hiperabsorção destes gases e isso poderá levar a efeitos deletérios, desde que não sejam seguidas as regras básicas do mergulho A patologia de descompressão provoca, principalmente, a expansão rápida do nitrogênio dissolvido sob pressão no sangue, provocando pequenas bolhas , que podem formar êmbolos no sangue. Pode desencadear também rutura timpânica, otorragia, vertigens, dispneia, perturbações passageiras da visão, paresia e hemorragia interna. Possível sequela: necrose do tecido ósseo (causada pelo bloqueio da microcirculação óssea pelo êmbolo nitrogenado).
MEDICINA HIPERBÁRICA
DEFINIÇÃO
A Medicina Hiperbárica é uma área da Medicina, que utiliza como tratamento a Oxigenoterapia Hiperbárica - OHB, uma modalidade terapêutica não invasiva em que o paciente respira oxigênio a 100% (oxigênio puro), através de máscaras colocadas na face, enquanto permanece em uma câmara pressurizada a uma pressão superior à atmosférica ao nível do mar.
A oxigenoterapia