Fichamento- "os anormais" foucault
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: BASES CONCEITUAIS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
SEMESTRE: 2013/1
Prof.ª. Ma. Kátia Regina Lopes Costa
Aluno (a): Francisca Lima Silva Valério Costa
FICHAMENTO
Referência Bibliográfica:
FOUCAULT, Michel: Os Anormais: Curso no Collège de France (1974 – 1975): tradução Eduardo Brandão – São Paulo: Martins Fontes, 2001, (p. 69 a 100).
Objeto: As três figuras que constituem o domínio da anomalia.
Objetivos:
✓ Analisar as anomalias. ✓ Caracterizar as três figuras: “o monstro humano; o indivíduo a ser corrigido e a criança masturbadora”. ✓ Expor a figura do monstro, como um conhecimento jurídico e não médico.
Metodologia: O texto fichado é referente à aula realizada por Foucault no dia 22 de janeiro de 1975, que faz parte de uma coletânea das suas aulas. Foucault realizou pesquisa documental.
Principais conceitos utilizados pelo autor:
“... o que define o monstro é o fato de que ele constitui, em sua existência mesma e em sua forma, não apenas uma violação das leis da sociedade, mas uma violação das leis da natureza”. (p.69).
“O indivíduo a ser corrigido vai aparecer nesse jogo, nesse conflito, nesse sistema de apoio que existe entre a família e, depois, a escola, a oficina, a rua, o bairro, a paróquia, a igreja, a polícia, etc.”. (p.72).
“... a criança masturbadora, é uma figura totalmente nova no século XIX [...] cujo campo de aparecimento é a família.” (p.73).
Principais conclusões do autor:
“O que define o indivíduo a ser corrigido, portanto, é que ele é incorrigível.” (p.73).
“Ora, esse indivíduo absolutamente universal, isto é, essa prática da masturbação que se reconhece como universal, diz-se ao mesmo tempo que é uma prática desconhecida, ou mal conhecida, de que ninguém falou, que ninguém conhece e cujo segredo nunca é revelado.” (p.74).
“Só há monstruosidade aonde a desordem da lei natural vem tocar, abalar,