Fichamento miguel reale
Para se compreender o direito é preciso saber sua composição, assim como nas outras ciências, para sabermos do que vamos tratar. Leigamente, o direito é lei e ordem, um conjunto de regras obrigatórias à sociedade impondo limites. O lícito é como direção, ligação e obrigatoriedade.
Direito corresponde à exigência essencial e indclinavel de uma convivência ordenada. Assim como citado por Santi Romano, o direito como realização de convivência ordenada.
A sociedade é fundamental, pois, senão não existiria o fato ou fenômeno social, muito menos o direito. Onde está a sociedade, está o direito. Assim, o direito passa a ser além de ciência, um fato social.
Multipli...
O direito visto como um todo e diferente das outras ciências. Ou seja, sua multiplicidade e unidade do direito. Suas ramificações são inúmeras, como direito publico e direito privado, tendo as subdivisões como constitucional, administrativo, civil, comercial. O direito atua çacomo tutela dos comportamentos humanos. As regras e normas são os instrumentos que amparam as atitudes humanas. Ou seja, em caso de delinquência, sofre ação das regras, e em direitos da sociedade, as normas cobrem com seu manto protetor. E , suas ramificações se entrlaçam formand um direito paniramico.
A ciência jurídica é vista também como unidade finalístico , e a sociedade como um corpo social.
Assim como nas outras ciências, o direito também tem suas linguagens. Estas linguagens podem ter sentidos diferentes dos usados normalmente. Por isso, é fundamental que se aprenda e compreenda essa diferença desde o inicio do curso.
O Direito no mundo da cultura estabelece várias dúvidas. Reale as indaga, pois é fundamental interrogar-se sobre quais influências, vias, relações entre o Direito e religião, entre a arte. Ou seja, localizar no mundo da cultura e no universo do saber humano.
Para obter resultados, é de suma importância ter o método.O caminho para aquisição da verdade,