Fichamento Meninos de Rua
Autora: Noelli Recki Maggi
A autora realizou a pesquisa em uma comunidade de moradores na periferia urbana de Porto Alegre com o fim de estudar "a forma como as crianças enfrentavam, as situações do cotidiano de suas vidas, marcado pelo desemprego dos pais, abandono, e pelos precários recursos destinados à sobrevivência pessoal." (p. 158)
"Para sustentar a ideia de subjetividade e dos modos de criar e inventar, o espaço potencial teorizado por Winnicott foi analisado e utilizado como recurso para investigação teórica e empírica da pesquisa. Servindo-nos desse referencial teórico, foi investigada a forma como as crianças inventam suas histórias e levam uma vida de relação e de inclusão social com pares." (p.159)
" O espaço potencial, [...] tema que é mais explorado por Winnicott, refere-se a uma arca em que desenvolve a criatividade, o brinquedo, a imaginação e o jogo. Trata-se de um processo em que as pessoas se expressam e anunciam a localização de seu brincar, embora nem sempre essa área esteja tão disponível, uma vez que ela se constitui no momento de separação entre o bebê e a mãe suficientemente boa." (p.160)
Nas págs 160, 161 e 162, a autora traça uma exploração teórica na obra de Winnicott, situa o espaço potencial e as relações com o processo de criatividade, bem como suas formas de manifestação.
Quanto aos procedimentos de pesquisa, ela optou por "uma abordagem de caráter qualitativo, utilizando como instrumentos para coleta de dados observações, entrevistas, grupo focal, narrativas infantis e brinquedo. Os instrumentos dirigidos aos pais, monitores, lideres comunitários e às próprias crianças, traziam no seu roteiro questões para investigar o modo de relação dos moradores; suas rotinas; quem exercia as funções materna e paterna; como as crianças brincavam e quais suas reações diante das restrições, dos limites impostos ou dos conflitos a serem