Fichamento Educa O Em Enfermagem
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAISBACHARELADO EM ENFERMAGEM
ANA VIRGINIA PEREIRA DE SOUZA
FICHAMENTO DO LIVRO:CIDADÃO DE PAPEL: A infância, a Adolescência e os Direitos Humanos no Brasil
Fichamento apresentado no curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção de nota parcial da disciplina Educação em Enfermagem, 9° período,sob a orientação do professor Paulo Henrique.
Paripiranga
Março de 2015
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANA E SOCIAIS
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
FICHAMENTO
DIMENSTEIN, Gilberto. O Cidadão de Papel: a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil – São Paulo: África, 2005.
CREDENCIAIS DO AUTOR
Capítulo 1 – Cidadania
Dimenstein explica que os meninos de rua são um dos sintomas da crise social, surgidos por causa da pobreza e falta de educação dos pais, levando os filhos a entrarem nesse ciclo, incapazes de progredir. Apesar dos direitos da criança, o autor critica a situação do país e lembra que nem mesmo os bebês estão protegidos nas famílias desestruturadas, onde o índice de violência doméstica são maiores. Hoje é comum andar nas ruas e encontrar meninos de rua, que são abandonados pela família por falta de condições financeiras e falta de trabalho, sem opção eles acabam trabalhando como vendedores ambulantes, lavadores de carros e até mesmo sem fazer nada. Isso tornou-se comum que nem chama mais atenção. Podemos perceber que a sociedade é marcada por uma série de desigualdades sociais, em que cada indivíduo pensa apenas em si e os direitos de cada ser humano estão apenas no papel e o esquecimento do outro não é visto realmente como ser humano.
Citações
“Os pais são pobres e não conseguem garantir a educação dos filhos. Eles vão continuar pobres, já que não arrumam bons empregos.” (p.10)
“O que temos visto são dois extremos da perversidade social: os mais fracos, as crianças e os idosos, são as maiores vítimas. E uma sociedade que não