Fichamento Luiz Martino
1) Referência:
Martino, Luiz C. (2001). Teorias da Comunicação Conceitos, escolas e tendências. (Interdisciplina e objeto de estudo da Comunicação)
2003,Petrópolis, RJ: Vozes, 2003, (12 p.)
2) Notas sobre o Autor:
Doutorado em Sociologia - Universite de Paris V (Rene Descartes) (1997), mestrado em DEA En Sciences Sociales Cultures et Comportaments - Universite de Paris V (Rene Descartes) (1993), mestrado em Escola de Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas e Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992).
3) Objetivo do texto:
Entender como se dá o estudo da Comunicação e a relação com os seus meios. 4) Argumentação central:
As ideias proposta por Luiz Martino em seu texto é definir o objeto de estudo da comunicação e sua relação com outras disciplinas. O maior problema em não definir o objeto de estudo da comunicação está no fato de que entre as possibilidades de uso da palavra comunicação estão inclusas inúmeras áreas das ciências sociais. Da filosofia, a psicologia, passando pela sociologia, a comunicação tem objetos de estudo em comum com essas ciências.
O objeto de estudo da comunicação transita pela cultura de massa e meios de comunicação. E existem diferentes pontos de se abordar esses temas. Para a escola de Frankfurt as culturas são processos comunicativos e utiliza os meios para afirmar sua cultura ou passar ideias e hábitos que serão recebidos por todos com uma boa aceitação. E que os estudos não percam a ligação com a