De qual com esta falando
in A. Hohlfeldt; L. Martino; V. França (orgs.) – Teorias da Comunicação. Vozes.
Petrópolis, 2001.
Fichamento do texto:
DE QUAL COMUNICAÇÃO ESTAMOS FALANDO?
Definir comunicação não quer dizer encontrar um único sentido certo, e sim discutir sobre os vários que podem ser atribuídos ao termo. É complicado assumir que não temos exata definição para comunicação, sendo que através dela ocorrem o confronto de ideias, o ensino, a transmissão de informação entre outras atividades.
O que instintivamente vem a nossa cabeça aos sermos questionados sobre comunicação é o dialogo, situação onde duas ou mais pessoas trocam informações/ideias. Entretanto a comunicação não se restringe somente a isso. Para entendermos essa abrangência é só pensar que animais e aparelhos eletrônicos também se comunicam.
A etimologia do termo comunicação é latina ‘communicatio’ que quer dizer atividade realizada conjuntamente. E ele aparece primeiramente no vocabulário religioso, que significava romper o isolamento eclesiástico e tomar as refeições juntos. Alguns sentidos relevantes estão intrínsecos a esse significado primitivo: o termo comunicação não designa qualquer tipo de relação e sim, somente aquelas que as partes tem algo em comum e que se destoam do plano de fundo do isolamento. Todavia, somente ter algo em comum não basta para relacionar-se comunicativamente, pois se assim fosse lápis se comunicariam dentro do estojo somente por terem em comum a composição e a função.
O significado de comunicação pode ser obtido pela decomposição da própria palavra em: comum e ação, ou seja, ação em comum. A ação realizada com outro