dEMOSNTRAÇÕES
No meu ponto de vista seria o Balanço Patrimonial (BP) que possue um formato de “T”.
Com ele conseguimos analisar a situação econômica da empresa como um todo, conseguimos evidencias de que a mesma possua de bens, direitos e suas obrigações.
Vejamos exemplos:
Ativo circulante: Caixa; Bancos; Aplicações financeiras; Direitos Realizáveis; Duplicatas a receber; Estoques e etc.
Ativo não circulante: Duplicatas a receber Lp; Investimentos; Imobilizado; Partcipações em Coligadas e etc.
Neste breve resumo vimos oque temos somente na parte do ativo de um balanço e já percebemos a importância do mesmo!
Por outra parte temos o Passivo Circulante e o Passivo não circulante aonde temos todas as obrigações que um empresa possue.
- Baseado na análise e interpretação da Demonstração de Resultado do Exercício que decisões você poderia tomar como gestor?
Sendo uma das Três demonstrações mais importantes de uma empresa com ela poderei avaliar o desempenho da empresa se está tendo lucro ou prejuízo.
Também destinada para uma grande tomada de decisões como por exemplo a compra de uma empresa, com ela verificarei se estou fazendo um bom negocio ou não.
Lembrando que somente com a DRE não poderei finalizar quais que tipo de operação temos também a DFC e o Balanço patrimonial.
- Na sua avaliação quais são os critérios mínimos para a realização de um bom relatório de análise econômico-financeiro?
É necessário espelhar a realidade de uma empresa, é necessário que o profissional de contabilidade tenha certeza dos números retratados nas Demonstrações Contábeis e quem efetivamente espelham a real situação líquida e patrimonial da empresa.
Então, para que o contabilista possa fazer uma perfeita análise do balanço, ele necessita saber se foram observados todos os procedimentos recomendados pelas normas em vigentes, sendo um destes requisitos a realização de auditoria financeira, fiscal,