Fichamento livro danilo marcondes
Dos pré-socráticos a Wittgenstein
SINOPSE
Resultado de mais de quinze anos dedicados ao ensino da filosofia, este verdadeiro guia da história do pensamento ocidental situa pensadores e correntes filosóficas em seu contexto histórico, discute idéias e conceitos e, quando necessário, apresenta os textos mais relevantes dos filósofos em questão, como o mito da caverna de Platão ou a tabela dos juízos e categorias de Kant.
Dividido cronologicamente em quatro partes – filosofia antiga, medieval, moderna e contemporânea –, após cada capítulo o livro traz quadros sinóticos que recapitulam a matéria estudada, uma seleção de leituras sugeridas, além de propor questões e temas para discussão em sala de aula, o que reforça e traduz o caráter expressamente didático da obra. Conta também com índice remissivo.
Abusar da filosofia no sentido mais construtivista possível é a que se pretende o autor da livro.Cronologicamente ordenada desde o esboço do que seria de fato filosofia, antes mesmo dos rudimentares mas famosos e eloquentes sofistas( anterior ao séc. V), se estabece um anseio, um questionamento metafísico que sempre acompanhou o homem e que dá sentido a existência; a saber, a procura, a explicação, o sentido do que é real, da realidade vivente, da prova irrefutável da essência de todas as coisas, dos conceitos, das idéias, enfim, de tudo que possa peculiarizar o homem, ostatus vivendi da espécie humana, a valorização do atributo soblime que o diferencia de qualquer outro ser ; o raciocínio.
A explicação minuciosa da evolução do pensamento filosófico marca a obra de Marcondes, situa qualquer indivíduo no tempo e lhe oferece ferramentas de discernimento a partir do conteúdo oferecido que possibilitam formar um juízo de valor a partir dos filósofos e de suas concepções e apreensões da realidade. É um tratado explicativo da filosofia e em cada capítulo há sugestões pertinentes ao tema, sugestões de livros e extratos de diálogos