Plano de cargos e salários
O que é um Plano de Cargos e Salários? Planos de Cargos e Salários, Programas de Remuneração ou Planos de Carreira são expressões para se referir a um determinado Plano ou Programa de ação que integra a definição de cargos, sua disposição tática no organograma, a estratégia de remuneração e o mapa de possíveis rotas de desenvolvimento da carreira.
Os principais resultados de um Plano de Cargos e Salários são: * Atrair, reter e estimular o desenvolvimento de talentos, catalisar o desenvolvimento das pessoas, apresentando-lhes os horizontes reais de possibilidades e oportunidades de crescimento e suas respectivas exigências; * Aumentar o envolvimento, o comprometimento e a dedicação das pessoas com a organização, gerando um clima de confiança por meio da prática responsável de critérios e regras claras, válidas para todos a respeito do delineamento das atribuições de cada cargo, critérios de avaliação de desempenho e transparência quanto ao acesso à novas oportunidades de trabalho e * Estabelecer um processo educativo por meio do qual as pessoas reconheçam claramente a relação entre ”desempenho” e “reconhecimento”.
A construção de qualquer empreendimento que demande vínculos profissionais ou relações de trabalho solicita a definição de um modelo de remuneração e desenho de cargos, por mais rudimentar que seja. Até aí, nenhuma novidade. Os Planos de Cargos e Salários são perfeitamente aplicáveis não só nos empreendimentos privados como também nas Organizações-Não-Governamentais e na Administração Pública.
Definir responsabilidades e remunerar o trabalho está na base de qualquer empreendimento e pode (sim) muito bem ser operacionalizado sem nenhuma técnica. Tanto é verdade que a maioria dos empreendedores, privados ou sociais, não dá a mínima bola e sobrevive muito bem sem isso. O que a maioria dos empreendedores não faz idéia é o impacto poderoso — e extremamente positivo — que um Planos de Cargos e Salários concebido com