Fichamento livro danilo marcondes
Síntese dos capítulos >FILOSOFIA ANTIGA
>As Origens
>Capitulo 1. O surgimento da filosofia na Grécia antiga
A filosofia nasceu na Grécia antiga, por volta do século VI a.c, Tales de mileto é considerado o primeiro filósofo.
Os povos antigos tinham uma visão própria da natureza e dos fenômenos e processos naturais, porem somente os gregos fizeram ciência, que é o conhecido pensamento filosófico – cientifico que surgiu na Jônia. A partir desse pensamento, o mito começa a ser insatisfatório, os primeiros filósofos tentam explicar a realidade por ela própria.
O pensamento filosófico possui algumas características, a noção de physis (natureza), a causalidade (relacionar um efeito a uma causa que o antecede e determina), o conceito de arqué (elemento primordial), conceito de cosmo, o logos (racionalidade), e o caráter critico das novas teorias que eram sujeitas a discussão, assim evitando o dogmatismo e moldando essas teorias.
>Capitulo 2. Os filósofos pré-socráticos
È o termo que designa os filósofos que viveram antes de Sócrates (470-399 a.C), chegando a alguns dos últimos a serem seus contemporâneos. Os milesianos (Tales de mileto, Anaximandro, Anaxímenes) apesar de possuírem algumas divergências entre si, Tales explica o universo sem nenhuma referencia ao sobrenatural e para ele a água é o elemento primordial,além de sua doutrina ter caráter critica,admitindo e estimulando que seus discípulos desenvolvessem outro ponto de vista e tentassem explicar de outra forma. Anaximandro propôs o apeíron(o ilimitado ou o indeterminado)como primeiro principio,já seu discípulo Anaxímenes adotou o ar como arque. As escolas italianas (Pitágorica e Eleata) tiveram importância na área matemática (escola pitagorica) e nas questões de caráter lógico e metafísico (eleatas (Parmênides, Zenão, Melisso)). Já na segunda fase do