Fichamento Imagem também se lê
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES
COMUNICAÇÃO SOCIAL – HAB. JORNALISMO
ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE
IMAGEM TAMBÉM SE LÊ
CURITIBA
2014
MARIELLE PINHEIRO PEXOTO
IMAGEM TAMBÉM SE LÊ
Fichamento apresentado ao Curso de Comunicação Social – Hab. Jornalismo da Pontifícia Universidade
Católica do Paraná, como requisito para composição de nota da segunda parcial da disciplina de Estética e História da Arte.
Professora: Miriam Silva da Fontoura
CURITIBA
2014
PRIMEIRO, O CARDÁPIO O primeiro capítulo do livro escrito por Sandra Ramalho e Oliveira da inicio ao primeiro textodesign, a autora comenta que a ideia de escrever o livro surgiu da sua tese de pós graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Percebe-se na Universidade em que trabalha que os exemplares estão muito desgastados, deduz estarem sendo muito procurados. Quando percebeu que sua tese estava sendo muito procurada, decidiu então criar o livro, para as pessoas que estavam interessadas. Esse capítulo, chamado de “cardápio” foi criado para que ela explicasse como seriam feitos os próximos, de fácil entendimento para quem fosse ler. “São escritos que foram bem sintetizados, “penteados”, simplificados, para facilitar o acesso do leitor... afinal, são duas teses saindo da prateleira... e de uma só vez...” página 07. IMAGENS DO DESIGN, IMAGENS DA ARTE?
Respondendo ao título desse capítulo, a autora diz que existe diferença entre as imagens de design e as de arte, quando se existe distinções nas funções de cada imagem. Também diz que um produto do design, uma imagem ou um produto estético pode se tornar, porém não sempre, uma imagem ou um produto artístico. “Neste sentido é ainda importante lembrar que toda a imagem artística é estética; mas nem toda imagem estética é artística.” – página 10.
AFINAL, O QUE É ESTÉTICA? Já nesse textodesign a função