Fichamento Historia da Educação
Trabalho realizado pela aluna Daniele Adoryan para obtenção de nota parcial da diciplina Historia da Educação, Professor Wilian Bonete 1 Bimestre
Pitanga 28 de março 2014
Antiguidade oriental: a educação tradicionalista.
Apesar de a nossa tradição ser predominante ocidental, Greco-romana, não deixa de ser importante examinar os primórdios do que entendemos por civilização. As primeiras civilizações, surgidas no norte da África e na Ásia (Oriente Próximo, Oriente Médio e Extremo Oriente) constituíram ai as primeiras cidades, com seus templos, palácios e monumentos, alem de terem inventado a escrita. (Cap. 2, P.41)
Sociedades tradicionalistas.
As civilizações orientais distinguiam-se tanto das comunidades tribais como das civilizações Greco-romanas, que viriam mais tarde, por representarem a transição de uma comunidade indivisa para a sociedade de classes. Em outras palavras, a terra não pertencia a todos, como na tribo, nem a particulares, mas era propriedade do Estado. (Cap. 2, P. 42)
A maneira pela qual os povos das primeiras civilizações orientais se relacionavam para produzir sua subsistência e conhecida como modo de produção asiático. Há quem também assim denomine as relações de produção dos povos pré-colombianos da America, como os incas, os maias e os astecas. .(Cap. 2, P. 42)
A invenção da escrita.
Hoje usamos para a escrita o sistema fonético alfabético, que registra sons, e cada som representa uma letra. No entanto, muitas vezes não imaginamos o processo pelo qual se deu a invenção da escrita.
Costuma-se chamar de pictográfica a escrita que representa figuras, enquanto em um nível maior de abstração, a escrita ideográfica representa objetos e idéias. Escritas como os hieróglifos egípcios, os caracteres cuneiformes da mesopotâmia e os ideogramas chineses são ideográficas, ainda quando passaram por etapas anteriores de registro pictográfico, mais presa a imagem. Já