Fichamento Galileu Galilei
O que são astros? Quais são seus tamanhos? Como se movimentam? do que são formados? Qual a origem? É o que esse artigo vais esclarecer para nós leitores.
Tudo ou quase tudo está diretamente ligado as condições existentes no sistema solar, como a nossa visão, o tempo e até mesmo a energia encontrado na superfície terrestre.
Até pouco tempo atrás não se tinha noção de que as estrelas que vemos no céu são astros similares ao Sol, mas muito mais distantes.
O termo “planeta” só foi digamos que descoberto graças as observações do céu noturno na antiguidade, que revelou ao homem que alguns astros se movimentam contra um fundo de “estrelas fixas”. Já hoje o significado da palavra planeta não é mais o mesmo, e não chamamos mais a Lua de planeta.
Até o século XVI o modelo que o pensamento filosófico denominou era chamado de geocêntrico, que significa que a terra era o centro do universo e em torno orbitavam os astros e até mesmo o Sol.
Já em 1543 o modelo heliocêntrico esclareceu que o Sol se encontrava no centro do universo e os planetas orbitavam ao seu redor e a única exceção era a Lua, que continuava orbitando em torno da Terra.
O astrônomo e físico italiano Galileu Galilei, no início do século XVII, foi o primeiro a observar o céu com a ajuda de um telescópio. Ele descobriu as fases de Vênus e os satélites de Júpiter. O modelo de Copérnico, porém, ainda possuía problemas. Ele considerava as órbitas dos planetas circunferências perfeitas e para explicar corretamente os movimentos observados eram necessários artifícios geométricos, exatamente como acontecia com o modelo geocêntrico. Foi o astrônomo alemão Johannes Kepler , no início do século XVII, quem mostrou que as órbitas planetárias eram elípticas. Para isso, ele contou com as observações do astrônomo dinamarquês Tycho Brahe, do qual foi assistente durante o último ano de vida e seu sucessor como responsável pelo observatório de Uraniborg. Os dados obtidos por Tycho Brahe eram os mais