ATIVIDADE EXPERIMENTAL2
ALUNO: ALÍPIO CARAM JAIME NETO Mat. 1440020
CURSO: Bacharelado em Engenharia Elétrica
DISCIPLINA: Física Geral II
TURMA: K2NA
DATA DA ATIVIDADE / EXPERIÊNCIA: 22/09/2014
TÍTULO DA ATIVIDADE: CAPACITOR DE PLACAS PARALELAS E SUA CAPACITÂNCIA
1 - OBJETIVO DA ATIVIDADE:
Medir a capacitância de um capacitor de placas paralelas utilizando um Capacímetro Digital, e compara a medição com o valor calculado, considerando uma distancia de 10mm entre as placas.
2 - MATERIAL UTILIZADO NA ATIVIDADE:
01 - Conjunto Capacitor variável de placas paralelas EQ065D, Fabricante: CEDEPE; com as seguintes características: 01 base principal com escala milimetrada ajustável; 01 carro fixo; 01 carro móvel; 02 placas condensadas fixas arredondadas.
01 - Capacímetro HCP-100 completo com cabos,Fabricante: HIKARI;
01 - Paquímetro milimetrado
3 - RESUMO TEÓRICO (INTRODUÇÃO):
O capacitor também chamado de condensador, é um dispositivos de circuito elétrico que tem como função armazenar cargas elétricas e conseqüente energia eletrostática, ou energia potencial elétrica. Armazenam cargas elétricas de mesmo valor absoluto porém de sinais contrários, sendo constituído de duas peças condutoras que são chamadas de armaduras, podendo ser esféricos, cilíndricos ou planos dependendo do circuitos onde vão ser empregados. Entre as armaduras existe um material que é chamado de dielétrico. Dielétrico é uma substância isolante que possui alta capacidade de resistência ao fluxo de corrente elétrica.
Os capacitores são muito utilizados Industrialmente, onde constituem inúmeros circuitos eletrônicos são amplamente aplicados como por exemplo em computadores, televisores, flashes de máquinas fotográficas, etc.
O capacitor elétrico funciona com base no acúmulo de cargas em suas placas. Quando é aplicada uma voltagem em seus terminais uma placa atrai elétrons para a outra placa e uma parte da voltagem fica