fichamento do artigo Ciência Como Forma De Conhecimento de ARAÚJO, Carlos Alberto ÁVILA
FOLHA DE FICHAMENTO
CONHECIMENTO
“ao se falar em conhecimento científico, o primeiro passo consiste em diferenciá-lo de outros tipos de conhecimento existentes” (LAKATOS e MARCONI, 1986 apud ARAÚJO, 2006, p. 127)
“Conhecer é atividade especificamente humana. Ultrapassa o mero ‘dar-se conta de’, e significa apreensão, a interpretação. Conhecer supõe presença de sujeitos; um objeto que suscita sua atenção compreensiva; o uso de instrumentos de apreensão; um trabalho de debruçar-se sobre. Como fruto desse trabalho, ao conhecer, cria-se uma representação do conhecido – que já não é mais objeto, mas uma construção do sujeito. O conhecimento produz, assim, modelos de apreensão - que por sua vez vão instituir conhecimentos futuros.” (FRANÇA, 1994 apud ARAÚJO, 2006, p.128).
SENSO COMUM
“Trata-se de uma forma de conhecimento adquirido no cotidiano, empírico por excelência, normalmente adquirido por meio da experiência.”
“não é sistemático, nem eficiente e não permite identificar conhecimentos complexos ou relações abstratas” (GRESSLER, 2003 apud ARAÚJO, 2006, p. 128)
“não se distingue do conhecimento científico nem pela veracidade nem pela natureza do objeto conhecido: o que os diferencia é a forma, o modo ou o método e os instrumentos do ‘conhecer’”. (LAKATOS e MARCONI, 1986 apud ARAÚJO, 2006, p. 128)
“Embora sem métodos críticos e sem sistematização, mas sendo colado às necessidades imediatas e fruto da intuição e da experiência, o conhecimento derivado do senso comum existe numa constante tensão entre os pré conceitos, (...), e o dinamismo e a espontaneidade que formulam a todo memento novas teorias e novos modelos explicativos.”
CONHECIMENTO RELIGIOSO
Lakatos e Marconi (1986), citado por Araújo (2006), afirma que “o conhecimento religioso ou teológico se caracteriza por