Fichamento do texto Ciência e método: Uma visão histórica
Campus Universitário de Rondonópolis
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Departamento de Geografia
Disciplina: Trabalho orientado I
Discente:
Docente: Jeater W.C. Santos
Fichamento do texto: Ciência e método: Uma visão histórica
Referências Bibliográficas:
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica: Teoria da ciência e iniciação à pesquisa.25ed. Petrópolis-RJ;Vozes,2008, pp.41-80.
A ciência é importante para o ser humano para a aplicação prática, na parte da comodidade e melhoria constante nas condições de vida, como exemplo o aumento de alimentos através da agricultura, medicina e desenvolvimentos de novas tecnologias em varias áreas do conhecimento, mas a ciência também é importante para questões teóricas que a principio não tem aplicação física, mas aplicação teórica na resolução e explicação de problemas sobre a natureza.
O homem produz conhecimento pela curiosidade e necessidade de resolver problemas, simples e complexos, é chamada de investigação cientifica sendo mais detalhado e profundo para se compreender o mundo, ou seja, para a compreensão da realidade em que se vive. Nisso o homem é tomado, e interessado e impressionado pelas decisões e descobertas da ciência, como as de Albert Einstein, em 2 aspectos, o da teoria do espaço curvo(que o universo seria curvo e não retilíneo) e sobre a liberação potencial de energia que pode ser devastadora perante o homem.
À principio na Grécia antiga, o conhecimento cientifico se via através da filosofia, como a busca do saber pela razão/lógica. Surgiram os chamados pré-socráticos em que o entendimento da natureza só aconteceria pela inteligência e não pelos sentidos. A posterior o ideal platônico (observada por Platão) era que a resolução das é ligada as idéias, o entendimento que é o racional intuitivo. Aristóteles continuou sobre o conhecimento físico, na qual o entendimento vem pela parte sensitiva do homem, ou seja, o que seria percebido pelo