Fichamento Familia
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – DPCS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Liranna Thainan Damasceno Martins
FICHAMENTO: A FAMÍLIA
Montes Claros-MG
Março/2015
AS IMAGENS DA FAMÍLIA
Philippe Aries inicia o capítulo fazendo uma análise do século XIV, período que se iniciou a Idade Média, época marcada por uma iconografia nada religiosa, marcada pela ignorância e barbárie. O texto “Imagens da Família” tem por característica descrever e detalhar a vida cotidiana dos homens, mulheres, crianças e as famílias formadas nos séculos passados. De maneira minuciosa o autor descreve cenas e no decorrer do texto vão se desvendando as inúmeras formas de se conviver e criar uma sociedade com suas leis, modos de viver.
“Os arqueólogos nos informaram que os gauleses da época romana gostavam de representar em seus baixos-relevos funerários cenas de suas vidas de trabalhadores '. Essa preferência pelos temas de ofícios não é encontrada em nenhuma outra parte.” (ARIES, As Imagens da Família, página1)
O tema dos ofícios foi a principal representação da vida cotidiana na Idade Média, durante muito tempo, o trabalho foi a principal atividade na vida das pessoas. Essas atividades associavam-se ao culto funerário e a concepção erudita do mundo medieval. Foi ressaltado que as representações mais populares do ofício o ligavam ao tema das estações, e também ao tema das idades da vida. De acordo com o texto, a iconografia tradicional da Idade Média, “ Dos 12 meses do ano”, foi fixada no século XII, encontrada em Saint-Denis, em Paris, em Senlis, em Chartes, em Amiens, em Reims: os trabalhos e os dias. Essa iconografia possibilitou que fossem percebidas as representações dos trabalhos das terras, as pausas, do inverno e da primavera, tanto nos trabalhos dos camponeses como dos nobres.
Dentre todas as representações sociais apresentadas no capítulo, a história