Fichamento familia, serviço social e sociedade
São Paulo
2012
CONCEPÇÃO DE FAMÍLIA/SOCIEDADE
SOB OLHAR DE DIVERSOS AUTORES.
São Paulo
2012
FICHAMENTO
Este fichamento irá abordar temas que abrangem a Família, Serviço Social e Sociedade sob olhar de diversos autores em épocas diferentes e logo sob diferentes diretrizes e ideias semelhantes que se atualizam através dos anos com as mudanças que ocorrem no cotidiano.
2012 Família e Serviço Social Introdução
Mioto,R,C,T.Família e Serviço Social,115-128p.
A discussão ou não da temática da família hoje no Serviço Social brasileiro revela de maneira incisiva um dos grandes impasses da profissão, que é a relação teórica e prática;o fato dos assistentes sociais, terem a família como objeto de intervenção, ao longo da história da profissão.
Este artigo tem a proposta de contribuir para o debate que cerca o serviço social a formação a discussão sobre a família, contribuindo para qualificação e enriquecimento aos profissionais Assistentes Sociais.
2012 Família e Serviço Social Ideiassubjacentes 1.0
Mioto vai começar dizendo que muitas vezes se tem a ilusão de que as discussões sobre a família estão assentadas sobre bases comuns, onde, silva (1984) assinala a tendência dos profissionais conceituarem a família a partir de suas próprias famílias, situações estas que podem ser observadas ainda hoje no contexto das discussões dos profissionais que atuam com famílias.
No entanto o modelo de família que ainda vigora(monogâmica/pratilinear) calcada no princípio natural da filiação e no fato cultural da transmissão hereditária de bens e filhos certos e legítimos foi uma descoberta muito posterior, que só apareceu quando se descobriu a relação entre ato sexual e filiação.
A pesquisa histórica da Aries (1978) sobre a sociedade europeia mostra claramente as diferenças na organização familiar ao longo da história.
Para Prost (1992) as mudanças no mundo