Metodologia
LUDIMILA PASSOS, VALNEIDE BATISTA.
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
SALVADOR- BA
2013
EDILENE LIMA, EMILY CIARA, HEBERT VINÍCIUS, IVANA CRUZ
LUDIMILA PASSOS, VALNEIDE BATISTA.
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
Trabalho ministrado pelo curso de Serviço Social, do Centro Universitário Jorge Amado como requisita parcial da disciplina Metodologia científica, no intuito de aprofundar os nossos conhecimentos a respeito da violência contra o idoso.
Orientadora: Carolina Brantes
SALVADOR- BA
2013
INTRODUÇÃO
De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), idoso é qualquer pessoa do sexo masculino ou feminino que tem sessenta anos ou mais. Essa população vem crescendo, até o ano de 2025 seremos a sexta maior população do mundo, e junto a isto tem existido também um problema que é a violência contra o idoso que são agressões verbais e físicas que venham a afetar ou não o psicológico do idoso, que não é um fato isolado e sim um reflexo da violência na sociedade como um todo, podendo ser intencional ou involuntário resultando em sofrimento e impedir do idoso ter uma vida saudável, tem se tornado um problema de saúde pública devido ao tamanho de suas conseqüências, como traumas físicos, morais e psicoemocionais gerando a incapacidade, dependência e a morte.(OMS, 2002),(Correia apud, 2012),(IBGE, 2010).
A violência contra o idoso é representada por agressões que podem ou não a afetar o psicológico, não é um fato isolado e sim, um reflexo da violência na sociedade em sua totalidade, pode ser intencional ou involuntária resultando em sofrimento a vitima, e impedindo-o de ter uma vida saudável.(Oliveira,2009)Isso é decorre da sua posição perante as sociedades, e o papel que desempenha perante a sua família. Esta realidade é aprendida começando das representações sociais construídas por idosos e profissionais de