Certificação Microsoft - MCSA (Windows Server 2012)
Uma rede é constituída por computadores ligados entre eles graças a linhas de comunicação (cabos de rede, etc.) elementos materiais (placas de redes, bem como outros equipamentos que permitem assegurar a boa circulação de dados).
Topologia de Rede Estrela
Utiliza um periférico concentrador, normamente um Hub, interligando todas as máquinas da rede, outro periférico concentrador chamado switch pode ser utilizado. Este equipamento estabelece somente conexão entre a máquina de origem e a máquina de destino, não replicando os quadros recebidos por toda a rede. (por exemplo: o switch consegue destinatar os pacotes a serem entregues para uma máquina específica, sem que as outras na rede obtenham também estas informações ).
A grande vantagem da Topologia Estrela:
Como possui um periférico concentrador, caso um dos cabos da rede se rompam, apenas a comunicação entre o switch e o host (máquina) na qual o cabo estava conectado será interrompida; a rede continuará funcionando perfeitamente, ao contrário do que acontece na topologia linear (barramento).
Outra vantagem é o uso do cabeamento estruturado. O limite de comprimento depende do cabo usado.
Redes com topologia em estrela são usadas por redes usando cabos do tipo par trançado e fibra óptica.
Definições dos equipamentos utilizados em redes:
HUB:
Equipamento utilizado para flexibilizar a ethernet, não pode ser considerado como um equipamento de interconexão d redes, ao menos que tenha sua função associada a outros equipamentos como switchs por exemplo. O uso do HUB torna fácil o isolamento de problemas, bem como facilita a inserção de novas estações em uma LAN.
SWITCH:
Os switchs são pontes contendo várias portas. Ele envia os quadros de dados somente para porta de destino do quadro, ao contrario do hub, onde os quadros são transmitidos simultaneamente para todas as portas, com isso esse dispositivo consegue aumentar o desempenho da rede já que