Fichamento Exegese
1. ARGUMENTO PRINCIPAL:
O Autor da apostila, trouxe conceitos gerais e específicos sobre a interpretação bíblica, de acordo com os elementos principais por ela abordada, trazendo um conhecimento adequado para que nós, alunos do instituto teológico, possamos desenvolver com melhor habilidade uma pesquisa bíblica e montar nosso sermão de acordo com os padrões bíblicos.
2. FICHAMENTO:
No primeiro capítulo o autor traz alguns conceitos sobre a Hermenêutica, tal como esta sendo a ciência da interpretação, e que ela também inclui-se no grupo de disciplinas da teologia prática. Vimos também a diferença entre exegese e eisegese, sendo a primeira a extração das ideias do autor do texto analisado, e a segunda é a adaptação do texto às ideias do interprete. O Autor também comenta sobre o anacronismo semântico, sendo a definição de um termo antigo, pelo seu significado mais recente. O Autor finaliza trazendo algumas ferramentas do exegeta, sendo elas: Bíblia, dicionário bíblico, dicionário comum, concordância ou chave bíblica, enciclopédias, comentários bíblicos entre outros.
No segundo capítulo aprendemos a principal regra da hermenêutica: A Escritura é sua própria intérprete. Também foi visto que a perícope é o extrato de um livro usado para sustentar uma tese ou para uma finalidade similar. Aprendemos a analizar semanticamente os textos, sendo análise semântica a análise do sentido que um termo tem dentro do texto. Podemos analizar um termo no seu contexto imediato e no seu contexto geral. O primeiro tem como regra que todo termo deve ser tomado no sentido indicado pelo conjunto da frase, e o segundo tem como regra tomar os termos no sentido indicado dentro da perícope. Neste mesmo capítulo, vemos que no velho e no novo testamento, podemos encontrar diversas formas literárias, que vão da poesia ao oraculo, do romance a história, de adágios populares a ensinos