042658361155
1142 palavras
5 páginas
Concordância VerbalPrincípios gerais
a. O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa:
b. “E os olhos não choram E as mãos apenas tecessem o rude trabalho E o coração está seco.”
c. Sujeito composto - O verbo vai para o plural:
d. “O rebanho e os pastores voltam do pasto num tranquilo bando”. (Luis Guimarães Júnior)
e. Sujeito composto posposto ao verbo - concordância com o mais presumo ou o verbo no plural: Como vai sua mãe e seu pai? · Sujeito composto posposto · concordância com o mais próximo a neste caso, verbo no singular “Que vale a conversa apenas murmurada,“A ternura, os delicados adeuses.”(Cecília Meireles) “Instaram damas e cavalheiros pela amostra da obra-prima”.(Camilo Castelo Branco). verbo no plural concordância com o conjunto.4.Vários sujeitos, com idéia de gradação, ou palavras sinônimas verbo na 3ªpessoa do singular:5.A alegria, o prazer, o êxtase será uma bem-aventurança. 6.“Que mal te fiz eu para que esse desejo, essa idéia seja a que unicamente resta?” (Alexandre Herculano). Neste caso, também o escritor pode optar pela forma de plural: “Nem Deus, nem Cristo, Nem minha mãe volvendo agora ao mundo Eram capazes de acabar com isso.” (Artur Azevedo). 5.Sujeito composto por diferentes pessoas gramaticais - o verbo fica no plural da pessoa que tiver primazia gramatical, ou seja: 1ª pessoa prevalece sobre a 2ª e 3ª (eu + tu + ele = nós); 2ª pessoa prevalece sobre a 3ª (tu + ele + vós). “Foi o que fizemos Capitu e eu.” (Machado de Assis) Tu e os outros que estais aí, vinde! Eu e ele resolvemos as dificuldades. ·
PARTICULARIDADES DE CONCORDÂNCIA
1. Sujeitos resumidos por indefinido – verbo no singular. Os pensamentos, os atos, os gestos, tudo era sacrílego. Nem pais, nem filhos, nem primos, ninguém compareceu à cerimônia.
2. Um e outro seguido ou não por substantivo singular – verbo no singular ou plural: Um e outro rapaz fez a barba hoje. (ou: fizeram). Uma e outra me desagradou.(ou: me desagradaram)
3. Nem um nem