Fichamento ensino e aprendizagem
FIGUEIREDO, Gabriel Henrique Santos.
Nome do artigo: Os desafios da Relação entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem.
Disponível em: https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/BID/article/view/337/66
Acesso em: 17/04/2014
Este Fichamento teve como objetivo, identificar os pontos considerado como relevante para o entendimento do contexto.
Segundo o autor do artigo, na sociedade moderna, são grandes os desafios para que o relacionamento entre docente e discente ocorra de maneira positiva e satisfatória. Problemas como diferenças culturais e conflitos de vária ordem dificultam a interação professor-aluno na escola do século XXI.
Esta relação não deve ser imposta, mas, sim, estabelecer uma relação de respeito mútuo. O aluno deve ser considerado um ser interativo na construção de seu conhecimento.
As relações escolares e as relações familiares se mostram importantes na formação social do individuo.
A interação professor e aluno pode apresentar alguns conflitos, baseados em situações como as diferenças de classes sociais, os valores, as diferenças culturais e os objetivos.
De acordo com Muller (2002, p. 276)
Podemos observar dois aspectos da relação professor-aluno: O aspecto da transmissão de conhecimento e a própria relação pessoal entre professo-aluno e as normas disciplinares impostas. Essa relação deve ser baseada na confiança, afetividade e respeito, cabendo ao professor orientar o aluno para seu crescimento interno, isso é, fortalecer- lhe as bases morais e críticas, não deixando sua atenção voltada apenas para o conteúdo a ser dado.
Nesse tópico, o aluno atenta para o fato de que atualmente, a escola apresenta alguns problemas graves, como a evasão, a reprovação, a violência, as drogas, e o bullying, que acabam tornando ainda mais conflitante a relação professor- aluno. O docente deve ter como referência para combater este conflito a estimulação do relacionamento emocional e afetivo