Fichamento dos Direitos da personalidade
Algum tempo falaram em admitir os direitos da personalidade, hoje os artigos 11 ao 21 do código civil e nos direitos fundamentais da Constituição Federal, estão regulamentados os princípios fundamentais dos direitos da personalidade.
Em razão da tendência antropocentrista do direito, que os direitos da personalidade foram ganhando força, com a declaração universal dos direitos humanos os direitos da personalidade passaram a ter destaque, tais direitos constituem uma construção recente, em consequência de doutrinas Germânica e Francesa da segunda metade do século XIX.
Os Direitos da personalidade têm como principal fundamento constitucional o principio da dignidade da pessoa humana. Isso determina a existência digna de todo o ser ,uma existência que ofereça meios para o desenvolvimento da personalidade humana.
Os Direitos de personalidade estão regulamentados no código civil nos artigos 11 a 21, são proibidos as utilizações de voz, nome, imagem ou qualquer exposição vexatória da pessoa humana por implicarem aos direitos da personalidade.
Os Direitos da personalidade destaca-se a vida, a liberdade, a honra o nome e a imagem,são elementos de proteção do Direito da personalidade. Pelo o que entendi existe três tipos de integridade.
1- Integridade Física: que compreende a vida, alimentos, o próprio corpo vivo ou morto, o corpo alheio e partes separadas do corpo.
2- Integridade Intelectual: compreende liberdade de pensamento, autoria cientifica , literária e artística. No Direito empresarial, propriedade industrial lei 9279/96 e no Direito civil denomina direito de auto lei 9616/98. A divisão entre a propriedade industrial e o Direito de autor e também internacional com a convenção de Paris tratando da propriedade industrial e a convenção de Berna do direito de autor.
3- Integridade Moral: Compreende a