FICHAMENTO DO TEXTO "A ESCRITA NA ESCOLA NA ERA DIGITAL"
A ESCRITA NA ESCOLA NA ERA DIGITAL
- As profundas e rápidas transformações ocorridas no mundo nos últimos tempos tiveram uma grande abrangência e afetaram praticamente todos os segmentos da vida.
Essas mudanças todas ganharam sentido particular no campo das comunicações, não apenas por envolverem recursos técnicos, que armazenam e distribuem dados, mas também por repercutir, sob diferentes níveis e formas, nos modos contemporâneos de ver e sentir.
NESTES DOIS PARÁGRAFOR ENTENDEMOS QUE AS MUDANÇAS OCORRIDAS DE UMA FORMA GERAL, E SOBRETUDO NO CAMPO TECNOLÓGICO AFETAM DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE E DA VIDA DAS PESSOAS, PRINCIPALMENTE A COMUNICAÇÃO.
- Pesquisas realizadas em estabelecimentos de ensino, tanto as que envolvem alunos quanto professores, revelam o profundo desencontro entre o discurso didático- pedagógico estrito e as linguagens institucionalmente não-escolares, constatando-se, assim, que os meios de comunicação e as tecnologias de informação significam um desafio cultural que torna visível a lacuna, cada vez maior, entre a cultura ensinada pelos professores e aquela aprendida pelos alunos
SE A CULTURA DOS ALUNOS NÃO FIZEREM PARTE DE TUDO QUE SE APRENDE NA ESCOLA, ESTE ENSINO ESTÁ SENDO EM PARTES EM VÃO E INEFICAZ. O CONHECIMENTO PRECISA BROTAR DAS REALIDADES E DO MEIO EM QUE OS ALUNOS SE ENCONTRAM, PRECISA ALCANÇAR TAMBÉM AS REALIDADES QUE OS ALUNOS VIVENCIAM NO SEU DIA A DIA.
- Na verdade, não adianta a tecnologia reforçar o processo educativo tradicional. É preciso, antes de mais nada, repensar a educação. Não dá mais para o discurso pedagógico em exercício ignorar a “escola paralela” a que se pode ter acesso na atualidade.
A ESCOLA PRECISA ULTRAPASSAR OS SEUS MUROS E TRAZER PARA A SALA DE AULA AQUILO QUE FAZ PARTE DO UNIVERSO SOCIAL E CULTURAL DOS SEUS ALUNOS E DA SOCIEDADE EM QUE ESTÃO INSERIDOS, NÃO HÁ COMO A ESCOLA FUGIR, POIS DESTA FORMA ELA NÃO ESTARÁ PREPARANDO CIDADÃOS PARO O MUNDO, PARA SEREM CRÍTICOS E