História
A produção de textos acadêmicos
1. A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA
Levando-se em conta que os cursos de graduação (sobretudo os oferecidos por empresas particulares) têm ficado cada vez mais empobrecidos em função do enxugamento de carga horária que vem ocorrendo sistematicamente por conta dos cortes orçamentários, cresce a importância da pesquisa e da produção acadêmica.
É a pesquisa que garante a descoberta de novas modalidades de bens e serviços que podem aumentar o conforto do ser humano e melhorar-lhe a qualidade de vida. Por intermédio da pesquisa, professores e alunos podem avançar em seus conhecimentos, e a escola pode recuperar seu estatuto perdido em decorrência do sucateamento de recursos humanos e materiais nela envolvidos.
No entanto, é também a “pesquisa” (mal feita, sem qualidade) que tem favorecido a distribuição de títulos e diplomas para profissionais completamente despreparados para o exercício de suas profissões. Então a pesquisa se torna um mal a combater. No entanto, o combate tem de atacar não o objeto — a pesquisa — mas os processos e seus agentes. Uma das formas possíveis de gerenciar a existência de uma pesquisa eficiente e produtiva é preparar leitores competentes, engajados na busca de melhores condições de vida, por conseguinte, cônscios da responsabilidade que envolve o pesquisador.
2. A CIRCULAÇÃO DA INFORMAÇÃO
Dentre os requisitos fundamentais para o progresso da ciência e, por conseguinte, da sociedade, destaca-se a informação. É por meio da informação que se tem notícia das diferentes culturas e da complexidade do gênero humano e de suas realizações. As compatibilidades e incompatibilidades entre povos e nações chegam até nós por força dos veículos de comunicação.
A Lei 9394/96 (Diretrizes e Bases do Ensino Nacional) tornou obrigatória a monografia no final dos