Fichamento: didatização de gêneros
INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO
FACULDADE DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
DISCIPLINA: OFICINA DE DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS
PROFESSOR:
FICHAMENTO
REIS, Francisca das Chagas Soares. E-mail e o blog: interação e possibilidades pedagógicas. In: ARAÚJO, Júlio César Araújo; DIEB, Messias (orgs.). Letramentos na web: gêneros, interação e ensino. Fortaleza: Edições UFC, 2009. p. 99-108.
CONSIDEARAÇÕES INICIAIS
“... surge a necessidade de fornecer ao homem os meios para uma convivência na qual predomine o uso crítico e ético da tecnologia, evitando o que Jacques Ellul (1968) chamaria de dominÂncia da técnica sobre o homem” p.100.
“Diante dessa constatação, a escola, como instituição de difusão de saberes e uma das responsáveis para a preparação desse homem para a vida em sociedade, não pode caminhar À margem da evolução tecnológica nem ignorar as transformações ocorridas na sociedade...” p.100.
“Cabe, então, ao professor fazer uso dessa tecnologia como estratégia de aprendizagem, mediar essa interação, de modo a contribuir como o processo de apropriação das informações disponíveis e com a construção do conhecimento.” P. 101
POR QUE PROPOSTA?
A participação dos alunos ao entrar na universidade, principalmente na modalidade de ensino a distancia (EaD), “seria facilitada se o aluno vivenciasse, a partir do ensino fundamental, uma prática dinâmica, interativa, que estimulasse a metacognição, a argumentação e o contato regular com a internet direcionada ao desenvolvimento da aprendizagem.” p. 103.
“... quanto mais cedo crianças e adolescentes tiverem contato com o ciberespaço, mais se desenvolveriam em suas capacidades motoras, lingüísticas e cognitivas. Acrescento a essa opinião, a importância de um contato mediado pelo professor com a intencionalidade de promover espaços propícios a esse desenvolvimento...” p. 103
“O computador e a internet já fazem parte do capital cultural (BOURDIEU, 2001) da maioria de nossos