Fichamento do livro O que é ciência afinal
Este fichamento foi elaborado através da leitura realizada do livro “O que é ciência, afinal?”, como método de pesquisa e leitura. Ao desenvolver este trabalho, percebemos algumas críticas e apontamentos positivos do autor em relação ao processo indutivo e dedutivo, assim como a demonstração de possíveis erros nas técnicas de observação, apresenta também o falsificacionismo e suas teorias, demasiando em alguns momentos a teoria como estrutura de uma pesquisa.
2. CHALMERS, A.F. O QUE É CIÊNCIA AFINAL? 1º EDIÇÃO, SÃO PAULO EDITORA BRASILIENSE, 1993. p.11 a 122.
3. FICHAMENTO DO LIVRO: O QUE É CIÊNCIA AFINAL? p.11 a 122
3.1 Prefácio a Primeira Edição
p.11 – “Este livro pretende ser uma introdução simples, clara e elementar às opiniões modernas sobre a natureza da ciência”.
3.2 Prefácio a Segunda Edição
p.15 a 16 – A segunda edição do livro é uma revisão à critica de numerosos colegas, resenhistas e correspondentes amigos do autor.
3.3 Introdução
p.17 - O referido livro tem como objetivo a tentativa de elucidar e responder questões como: o que tem de especial na ciência? O que é método científico? p.18 – “A alta estima pela ciência não está restrita à vida cotidiana e à mídia popular.” [...] “Muitas áreas de estudo são descritas como ciência por seus defensores, presumivelmente num esforço para demonstrar que os métodos usados são tão firmemente embasados e tão potencialmente frutíferos quanto os de uma ciência tradicional como física”. p.19 – “Os desenvolvimentos modernos na filosofia da ciência tem apontado com precisão e enfatizado profundas dificuldades associadas à idéia de que a ciência repousa sobre um fundamento seguro adquirido através de observação e experimento e com a idéia de que há algum tipo de procedimento de inferência que nos possibilita derivar teorias cientificas de modo confiável de uma tal base. Simplesmente não existe método