Análise e Expressão Textual - FICHAMENTO DO LIVRO “PRECONCEITO LINGUÍSTICO” DE MARCOS BAGNO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
CAMPUS ANGICOS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DISCIPLINA: ANÁLISE E EXPRESSÃO TEXTUAL
DOCENTE: Dra. MARIA DAS NEVES PEREIRA
FICHAMENTO DO LIVRO “PRECONCEITO LINGUÍSTICO”
Angicos/RN
2013
MANOEL EUDES JUNIOR
FICHAMENTO DO LIVRO “PRECONCEITO LINGUÍSTICO”
Este trabalho teve como base o livro “Preconceito Linguístico” de Marcos Bagno (1999). Foi feito fichamentos da obra e através desses fichamentos, construiu a sinopse escrita.
Angicos/RN
2013
FICHAMENTO DO LIVRO “PRECONCEITO LINGUÍSTICO”
MANOEL EUDES JUNIOR
RESUMO
No livro "Preconceito Linguístico", lançado em 1999, Marcos Bagno desconstrói oito mitos arraigados à cultura brasileira sobre a língua do Brasil. Apresentaremos todos os oito mitos. No entanto, sugiro a leitura, na íntegra, da obra.
PRIMEIRAS PALAVRAS
Você sabe o que é um igapó? Na Amazônia, igapó é um trecho de mata inundada, uma grande poça de água estagnada às margens de um rio, sobretudo depois da cheia. Parece-me uma boa imagem para a gramática normativa. Enquanto a língua é um rio caudaloso, longo e largo, que nunca se detém em seu curso, a gramática normativa é apenas um igapó, uma grande poça de água parada, um charco, um brejo, um terreno alagadiço, à margem da língua. Enquanto a água do rio/língua, por estar em movimento, se renova incessantemente, a água do igapó/gramática normativa envelhece e só se renovará quando vier a próxima cheia... (p. 20)
1. A mitologia do preconceito linguístico
Mito n° 1: “O português do Brasil apresenta uma unidade surpreendente”
Na verdade, como costumo dizer, o que habitualmente chamamos de português é um grande “balaio de gatos”, onde há gatos dos mais diversos tipos: machos, fêmeas, brancos, pretos, malhados, grandes, pequenos,