Análise e Expressão Textual - Trabalhos sobre o Filme E O Seu Nome É Jonas
UFERSA/CAMPUS ANGICOS
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DISCIPLINA: ANÁLISE E EXPRESSÃO TEXTUAL
DOCENTE: MARIA DAS NEVES PEREIRA
DISCENTES: LIDIANE BATISTA e MANOEL EUDES
TRABALHOS SOBRE O FILME
“E SEU NOME É JONAS”
Angicos/RN
2013
LIDIANE BATISTA ALVES
MANOEL EUDES JÚNIOR
TRABALHOS SOBRE O FILME
“E SEU NOME É JONAS”
Trabalhos apresentados à disciplina Análise e Expressão Textual da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, para obtenção de nota parcial.
Angicos/RN
2013
PARTE I – E seu nome é Jonas
Alunos: Lidiane Batista Alves
Manoel Eudes Júnior
O motivo pelo qual levou Jonas a ser internado na época foi o seu diagnóstico equivocado de retardo mental, pois ele era apenas uma criança com deficiência auditiva. (Part I – 3.1. a)
A reação da família de Jonas ao descobrir sua surdez após anos foi atordoante, porém a dificuldade de comunicação provocando a falta de autoridade de seus pais e a impossibilidade de colocar limites nele, tornou a mãe de Jonas angustiada por não ser capaz de ensinar ou mesmo de entender o que seu filho deseja e a inabilidade do pai em lidar com a situação, motivando a separação do casal. (Part I – 3.1. b)
Ao sair do hospital, Jonas foi recebido entre os familiares e vizinhos como um ser do outro mundo. Sua mãe então resolve buscar ajuda especializada e o leva para frequentar um programa para socialização do surdo. Lá, Jonas é proibido de sinalizar e é instruído a repetir frases e palavras desconexas ditas pela professora. Ele também passa a fazer uso de aparelho auditivo (o que acaba por torná-lo motivo de chacota quando sai à rua). (Part I – 3.1. c)
A mãe de Jonas não mediu esforços, queria ver seu filho como uma “criança normal”, e foi em busca de instituições de ensino para surdos. Seu dilema começou quando ela se deparou com