Relatório de Experiência Nº 02: Forças Intermoleculares
DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL - 1200538
Turma: 03
Professor: Tarcísio Elói de Andrade Júnior
Experiência Nº 02: Forças Intermoleculares
Equipe __: Manoel Eudes Júnior – manoeleudes@hotmail.com
Madson Sherman Carlos Araújo – rich_bruno@hotmail.com
Rayllívia Guimarães de Figueredo – rayllivia@hotmail.com
Angicos/RN
11 de junho de 2013
I – Introdução:
Derivada do petróleo, a gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos líquidos inflamáveis e voláteis. Muito usada em motores de combustão interna e como solvente para óleos e gorduras.
II – Objetivos:
Determinar a porcentagem de álcool na gasolina e exercitar as medições de volume.
III- Parte Experimental:
De acordo com as instruções do professor, observando a parte inferior do menisco e com o auxílio de um conta gotas, colocamos uma amostra de 50 ml de gasolina em uma proveta com capacidade de 100 ml, limpa, desengordurada e seca. Logo após, adicionamos uma solução de cloreto de sódio na mesma proveta até completar a sua capacidade total de 100 ml e mais uma vez, observando a parte inferior do menisco. Com o uso de uma luva, tampamos a proveta e misturamos as camadas de água e gasolina em cinco inversões sucessivas para homogeneizar. Em seguida, deixamos a proveta em repouso por 15 minutos até ela apresentar a separação das duas camadas. Assim, verificamos que na parte superior da proveta ficou a gasolina enquanto que na parte inferior ficou uma mistura de álcool e água.
III- Resultados e Discussão:
De acordo com o experimento acima descrito, verificamos através dos cálculos que o aumento da camada aquosa em mililitros entre a solução de cloreto de sódio misturada aos 50ml de gasolina foi de _______________________________________________________.
IV – Conclusão:
Através dos experimentos e de acordo com o Decreto N°