Derivada da função constante
Alunos (as): Brenda Oliveira, Mirna Freire, Vitor
Orientador:
Palavras Chave: ARTIGO, ALCOOL, GASOLINA, SOLUBILIDADE
RESUMO
Neste artigo estarão dispostas de forma normativa, as atividades experimentais realizadas na quinta aula prática, bem como os seus respectivos resultados e discussões, sobre o estudo da solubilidade dos compostos na determinação de álcool na gasolina. Para isto lançaremos mão de conhecimentos prévios sobre as ligações químicas, a polaridade e das interações intermoleculares das substâncias.
INTRODUÇÃO
A formação de ligações é acompanhada pelo abaixamento de energia. O abaixamento de energia é devido às atrações entre íons de cargas opostas ou entre núcleos e elétrons dos pares compartilhados. As configurações eletrônicas dos átomos controlam sua combinação com outros átomos. (Atkins, 2012)
As ligações iônicas são formadas pela transferência completa de elétrons, formando íons. Já nas ligações covalentes, o abaixamento de energia se dá pelo compartilhamento de elétrons. Há ainda, as ligações metálicas, em que uma grande quantidade de cpations sçao mantidos unidos por um mar de elétrons.
As ligações covalentes podem ser polares, ou apolares. Em uma molécula polar, o momento dipolo é diferente de zero. Já em uma molécula apolar o momento dipolo elétrico é igual a zero. A água (H2O), por exemplo, é uma molécula polar. Sua polaridade é uma das razçoes pelas quais é um solvente tão bom para compostos iônicos. Uma molécula, como um todo, seá apolar se a soma vetorial dos momentos dipolo das ligações for igual a zero.
Além da polaridade, outro fator com importante influência na interação dos compostos, são as forças intermoleculares. Na água, a carga parcial negativa do átomo de O é atraída pelo cátion e as cargas parciais positivas dos átomos de H são repelidas. Quando moléculas de água se unem à moleculas de outro composto e hpa dissolução, tem-se