fichamento de leitura do preconceito linguístico mito 05
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodológia do trabalho científico. 22.ed. revista e ampliada. São Paulo: Cortez, 2002.
RESUMO DA OBRA (Texto abreviado que sintetiza o livro ou capítulo estudado)
Este livro apresenta àqueles que se iniciam à vida científica universitária alguns subsídios para as várias tarefas com que se defrontarão durante o desenvolvimento de seu trabalho intelectual. Trata de uma iniciação metodológica ao trabalho intelectual a ser desencadeado na vida universitária. Apresenta normas práticas para o estudante, visando torná-lo cientificamente organizado, o que garantirá resultados compensadores. Apresenta também instrumentos operacionais, sejam eles técnicos ou lógicos, mediante os quais os estudantes podem conseguir maior aprofundamento na ciência, nas artes ou na filosofia, o que, afinal, é o objetivo intrínseco do ensino e da aprendizagem universitária.
CITAÇÕES IMPORTANTES (citações consideradas mais relevantes de todo o livro ou capítulo lido)
Trabalho científico é o conjunto de processos de estudo, de pesquisa e de reflexão que caracterizam a vida intelectual do universitário; de modo restrito e mais técnico, trabalho científico pode ser considerado como monografia científica, texto que relata os resultados de uma pesquisa numa determinada área (2002, p. 25).
COMENTÁRIOS (opiniões pessoais devidamente fundamentadas, observações, relevância de aspectos críticos do texto, confronto com ideias)
Ao dar inicio a essa nova etapa de sua formação escolar, a etapa do ensino superior, o estudante se dá conta de novas exigências específicas para a continuidade de sua vida de estudos. Novas posturas diante de novas tarefas ser-lhe-ão logo solicitadas. Daí a necessidade de assumir prontamente essa nova situação e de tomar medidas apropriadas para enfrentá-la. É claro que o processo