introdução a computação
R: A formatação lógica incide em registrar no disco a estrutura do sistema de arquivos utilizado pelo sistema operacional.
2. Para organizar o processo de gravação e leitura dos dados gravados no disco rígido, a superfície dos discos é dividida em trilhas e setores. Descreva sobre trilhas, setores e cilindros. (50% da nota)
R:
As trilhas são círculos concêntricos, que começam no final do disco e vão se tornando menores conforme se aproximam do centro. Cada trilha recebe um número, que permite sua fácil localização. Cada uma das trilhas é identificada por um número, começando por 0 a mais externa e as seguintes recebem os números 1, 2, 3, e assim por diante. Com isso, fica mais fácil sua identificação. Para facilitar ainda mais o acesso aos dados, as trilhas são divididas em blocos chamados setores, sendo que cada um tem a capacidade de armazenar 512 bytes. Marcas de endereçamento são utilizadas para definir o limite entre uma trilha e outra e um setor e outro também. Estas marcas são sinais magnéticos que orientam a cabeça de leitura/escrita.Além disso, cada disco do HD possui 2 faces para armazenar informações. Dessa forma, é necessário que exista uma cabeça de leitura/escrita para cada uma delas. Apesar de termos várias cabeçotes eles não se movimentam de forma independente, pois todos estão presos a um mesmo braço. Já que todas as cabeças de leitura estão sempre alinhadas na mesma trilha de cada face, acabamos usando o termo cilindro para chamá-las. Portanto, um cilindro é definido como o conjunto de trilhas de mesmo número em cada face.
1. Barramento são sinais digitais na qual o microprocessador comunica-se com seu exterior, memória, dispositivos de Entrada e Saída, ou vice-versa. Os barramentos dão suporte a vários periféricos (placas).
Quais são os