Fichamento do livro o que é ciência
O Conhecimento Científico
1
LUNGARZO, Carlos. Conhecimento Científico. In ____ O que é ciência. São Paulo: Brasiliense, sd, p, 11-16
“Todas as pessoas conhecem certos fatos, mesmo sem ter estudado ciência (...) esses conhecimentos são familiares ao senso comum. Qualquer pessoa ouviu falar neles e tem condições para conferi-los. Mais ainda a grande maioria poderá explicar por que eles acontecem.” (p.11)
“As características que fixam a fronteira entre o conhecimento científico e o senso comum estão relacionadas com a maneira de conhecer ou de justificar o conhecimento(...)”. (p.12)
“O conhecimento científico é crítico. Ainda que sua origem seja a experiência, esse conhecimento não fica grudado a ela de modo incondicional. Enquanto o senso comum habitualmente cinge-se aos dados imediatos, ou então, busca explicações nem sempre profundas, o conhecimento científico procura bases sólidas, justificações claras e exatas. Isso não é possível em todos os casos. A tendência do cientista, porém, é se aproximar gradativamente de fundamentos fortes para seus conhecimentos (...), portanto submetidos a uma série de testes, análises, controles que garantem pelo menos uma “chance” alta de obter informações verdadeiras e justificadas (...) embora seus anseios nem sempre possam ser coroados pelo sucesso. Enquanto o senso comum é composto por um conjunto de conhecimentos “ avulsos (...)” (p.13)
“O conhecimento científico é geral. É conhecimento de conjuntos ou classes de fatos e situações, e não apenas de determinados fatos isolados (...) um ponto muito importante é o caráter metódico do conhecimento científico. Os filósofos mais tradicionais (...) consideravam que a característica essencial da ciência é o método. (...)”. (p.14)
“ A ciência é uma parte da cultura dos povos modernos, como a religião, a arte, a literatura (...) usualmente identificada com o conjunto ou sistema organizado de conhecimento cientifico (...) tem forte relação com