Trabalhos Gerais
A vida no mundo globalizado, e conseqüentemente a abertura de mercado, fez com que as pessoas e empresas repensassem o trabalho, sua produção e a competitividade.
Diante das incertezas, a busca pelo aprimoramento e melhoria contínua se faz necessário no âmbito organizacional.
As mudanças frente a globalização, envolvem a busca pela melhoria da qualidade nas organizações. As influências orientais e sua cultura, servem de modelo para as organizações brasileiras, embora a realidade seja contraditória. É preciso verificar e diagnosticar a necessidade de tais modelos e enquadrá-los a cultura e realidade brasileira.
O ambiente organizacional é reflexo dos problemas vividos pela sociedade, a perda e a ausência dos valores, ética, cooperação, comprometimento, cidadania, e outros, evidenciam a necessidade das empresas trabalharem as questões que envolvem as relações entre as pessoas que dela participam.
Atualmente, verificamos que as pessoas são a maior riqueza de uma organização, porque são elas que realizam as tarefas, planejam, criam e resolvem os problemas. Sem as pessoas, a organização, não pode existir.
Neste sentido, as pessoas no seu ambiente de trabalho precisam sentir-se bem. Na verdade são elas que fazem o ambiente, mas para que este seja agradável, deve favorecer e incentivar, a busca através do conhecimento.
O conhecimento é a chave para as empresas tornem-se competitivas. Para isso, é necessário que, todos tenham clareza dos objetivos da empresa e de cada um que dela participa, se estes vão de encontro com a mesma. Participando e compartilhando o conhecimento entre todos.
Cabe às pessoas, desenvolver habilidades que antes não parecia necessário, mas que atualmente são seletivas para o mercado. Habilidades como: saber lidar com as pessoas, empreendedorismo, liderança, flexibilidade, comprometimento e dinamismo.
Concluímos que