Fichamento livro ideologias e ciências sociais
IDEOLOGIA E CONHECIMENTO
IDEOLOGIA E CONHECIMENTO
CAP Luiz Fernando Ramos Aguiar
LOWY, Michael
Ideologias e Ciência Social, elementos para uma análise marxista
São Paulo, Cortez 1985
Conferencias Pronunciadas na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, junho de 1985.
O texto é resultado de uma série de palestras conferidas pelo autor no ano de 1985 na universidade católica de São Paulo. E o texto é foi extraído das gravações destas conferências. O foco repousa sobre a questão da ideologia nas ciências sociais. (p.07).
Michael Lowy levanta uma questão fundamental: é possível eliminar as ideologias do processo do conhecimento científico? (p.08)
O primeiro capítulo do livro (p. 11 a p.32) trata da questão da ideologia definições e origem histórica do termo. Primeira referência ao termo Destutt de Tracy, livro Elements d’Idéologie. Para ele a ideologia é o estudo das idéias resultado da interação entre organismo vivo, a natureza e o meio ambiente (p.11).
Para Marx a ideologia tem um sentido pejorativo de ilusão e visão de mundo deformada, ideias das classes dominantes são as ideologias dominantes (p.12).
Para Karl Mannhein, livro Ideologia e Utopia, a ideologia é o conjunto de construções intelectuais que se orientam para a manutenção do status quo. Enquanto as utopias tem fundamentos subversivos e até revolucionários. (p.13).
Lowy propõe o termo ”visão social de mundo” para diminuir conflitos semânticos.
O autor traz concepções sobre o método dialético, focando na característica da inexistência de princípios absolutos, e a consequente limitação das teorias a suas condicionantes sociais e históricas (p.14 e p.15).
Três elementos do método dialético (p.15, p.16): * Historicismo. * Categoria da totalidade. * Categoria da contradição.
Diferenças de conceitos de entre Hegel e Marx, enquanto o primeiro quer reconhecer a realidade o segundo quer transforma-la (p.18).
Enciclopedistas