Fichamento Do Livro Metodologia Cientifica Parte 2
CERVO, Amado; BERVIAN, Pedro; Da SILVA, Roberto. Metodologia Cientifica. 6ª edição.
Pearson. 2006. p 26 a 54.
Métodos e Técnicas de pesquisa
Nas ciências, entende-se por método o conjunto de processos empregados na investigação e na demonstração da verdade.(p 27).
[…] argumento de autoridade,[…] (p 28).
Método Racional e Método Científico (p 28).
O método científico aproveita a observação, a descrição, a comparação, a análise e a síntese, além dos processos mentais da dedução e da indução, comuns a todo tipo de investigação, quer experimental, quer racional. (p 29).
As técnicas em uma ciência são os meios corretos de executar as operações de interesse de tal ciência.(p 30).
Observar é aplicar atentamente os sentidos físicos a um objeto para dele obter um conhecimento claro e preciso.(p 31).
[…] a descrição deve ser suficientemente precisa para que o interlocutor ou o leitor seja capaz de visualizar exatamente aquilo que o pesquisador observou.(p 32).
A comparação é a técnica científica aplicável sempre que houver dois ou mais termos com as mesmas propriedades gerais ou características particulares. (p 32).
Sem a análise, todo conhecimento é confuso e superficial; sem a síntese, é fatalmente incompleto. (p 33).
A análise racional faz-se por meio da resolução. […] . A síntese racional parte de um princípio geral mais simples e evidente e dele deduz, por via de consequência, a solução desejada. (p 34).
Os gráficos devem conter os elementos que constam da tabela estatística, sendo necessário acrescentar legendas explicativas. (p 37).
A leitura de gráficos consiste na identificação dos pontos de convergência entre as ordenadas e as abcissas e a referência quantitativa que indicam, geralmente expressos em uma escala situada nas laterais ou na parte inferior do gráfico. (p 38).
A experimentação consiste no conjunto de processos utilizados para verificar as hipóteses (p 39).
A indução e a dedução não são