Fichamento Do Livro Metodologia Cientifica
CERVO, Amado; BERVIAN, Pedro; Da SILVA, Roberto. Metodologia Cientifica. 6ª edição. Pearson. 2006. p 03 a 23.
O Conhecimento Científico
1 - O Histórico do Método Científico
A ciência, na condição atual,é o resultado de descobertas ocasionais, nas primeiras etapas, e de pesquisas cada vez mais metódicas, nas etapas posteriores.(p 03).
[…] Os elementos que constituem grande parte da ciência e que são transitório e efêmeros, como certas hipóteses e teorias, perdem-se no tempo, conservando, quando muito, interesse histórico. (p 03).
O que permitiu à ciência chegar ao nível atual foi o núcleo de técnicas de ordem prática, seus fatos empíricos e suas leis, que formam o elemento de continuidade, que, por sua vez, foi sendo aperfeiçoado e ampliado ao longo da história do Homo sapiens.(p 03).
Aos poucos, o método experimental foi aperfeiçoando e passou a ser aplicado em novos setores.(p 04).
1.1 - O Conhecimento e seus níveis
[…] não é possível fazer um trabalho científico sem conhecer os instrumentos. E estes se constituem de uma série de leis naturais, teorias e conceitos que devem ser claramente distinguidos, de conhecimentos a respeito das atividades cognoscitivas que nem sempre entram na constituição da ciência e de processos metodológicos que devem ser seguidos a fim de se obter resultados de cunho científico. (p 04).
O conhecimento sempre implica uma dualidade de realidades: de um lado, o sujeito cognoscente e, de outro, o objeto conhecido, que está possuído, de certa maneira, pelo cognoscente. O objeto conhecido pode, às vezes, fazer parte do sujeito que conhece. Pode-se conhecer a si mesmo, pode-se conhecer e pensar os seus pensamentos, mas nem todo conhecimento é pensamento. O pensamento é atividade intelectual. (p 05).
O homem, consequentemente o pesquisador, está se movendo dentro de quatro níveis diferentes de conhecimento […] Tem-se, então, conforme o caso:
• conhecimento empírico;
• conhecimento