APLICANDO E REMOVENDO AS LUVAS ESTERILIZADAS

487 palavras 2 páginas
Disciplina : Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem I
Docente: Prof. Enfº Ms. José Richard de Sosa

Obs: material retirado do livro PLT: CRAVEN, R.F. HIRNLE, C.J., Fundamentos de enfermagem: Saúde e Funções Humanas 4 ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan,2008,

APLICANDO E REMOVENDO AS LUVAS ESTERILIZADAS

Finalidade

1. Evitar a transferência de microorganismos das mãos para os objetos estéreis ou feridas abertas.

Avaliação

Identifique o momento adequado para usar as luvas esterilizadas. Inspecione a embalagem das luvas para determinar se ela está seca e intacta.
Avalie se as unhas estão aparadas e curtas e que todas as jóias e bijuterias foram removidas das mãos.
Examine as mãos não-enluvadas para a presença de cortes ou lesões abertos, os quais podem alojar microorganismos e evitar que a enfermeira participe em um procedimento estéril.

Equipamento

Luvas esterilizadas embaladas no tamanho correto
Superfície de trabalho plana

Procedimento Calçando as Luvas

1. Lave as mãos.

Justificativa: As mãos limpas reduzem a quantidade de mlcroorganismos que poderiam ser transferidos caso as luvas fossem laceradas ou puncionadas acidentalmente.

2. Remova a embalagem externa separando os lados. Justificativa: Isso protege a embalagem Interna da abertura inadvertida e contaminação das luvas.

3. Deposite a embalagem interna na superfície limpa e plana sobre o nível da cintura. Abra a embalagem a partir do exterior, mantendo as luvas na superfície interna.

Justificativa: Os objetos abaixo do nível da cintura são considerados contaminados. A superfície Interna da embalagem é considerada estéril.

4. Segure a borda interna da luva com o polegar e os dois primeiros dedos de sua mão dominante. Mantendo as mãos acima da cintura, introduza a mão não-dominante dentro da luva. Ajuste os dedos dentro da luva depois que ambas as luvas estiverem calçadas.

Justificativa: A borda Interna do punho da luva desdobra-se contra a pele

Relacionados

  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas