Fichamento Do Capitulo 6 Maquiavel
Fichamento do Capítulo 6 do Livro “ A Teoria das formas de Governo” de Norberto Bobbio
BOBBIO, Norberto. A Teoria das Formas de Governo. 10ª edição. Brasília. Editora Universidade de Brasília, 1997.(p.83-94).
Esse fichamento foi escrito com o objetivo de identificar os conceitos do capítulo 6 do livro “A Teoria das Formas de Governo”
Capítulo 6 - Maquiavel - Norberto Bobbio
Maquiavel nasceu em Florença no dia 3 de maio de 1469 e morreu na mesma cidade em 21 de junho de 1527. Pode-se depreender que Maquiavel teve muitas ideias derivadas das de Políbio ( grego da Idade Antiga). Isso faz com que Maquiavel exponha partes incrivelmente parecidas com as escrituras das obras de Políbio. Duas obras famosas de Maquiavel são “ Comentários sobre a Primeira Década de Tito Lívio” e “ O Príncipe”. A primeira obra citada trata da política militante, já a segunda trata da teoria política. Logo no início do livro “O príncipe” Maquiavel expõe uma classificação das formas de governo diferente da tipologia clássica, afirmando que todos os Estados que existem e já existiram são e foram sempre repúblicas ou monarquias. Assim esse filósofo florentino substituiu a tripartição clássica aristotélico-polibiana, por uma bipartição. Com essa nova teoria, os Estados podem ser ou principados ou repúblicas. O primeiro corresponde ao reino; o último, tanto à aristocracia como à democracia. A diferença continua sendo quantitativa. Maquiavel propõe que os Estados com constituições estáveis são aqueles que são ou genuinamente principados ou uma verdadeira república, não existindo estabilidade em Estados intermediários. Ele explica que um principado só tem um caminho para a sua dissolução, que é descer até a república; e a república só tem um caminho para a sua dissolução, que é subir até o principado. Já os governos intermediários têm dois cominhos para a