Fichamento O Que Sociologia
UNIMEP CAMPUS LINS
DIREITO – 1º SEMESTRE
RAFAELA JORGE FACHINI 15.3781-0
MARTINS, CARLOS BENEDITO. O QUE É SOCIOLOGIA. SÃO PAULO: BRASILIENSE, 1982. P.10-33.
DOCENTE: TARCISIO TIMOTEO
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
LINS
2015
Capítulo primeiro:
O surgimento
“A evolução do pensamento científico (...) passa a cobrir, com a sociologia, uma nova área do conhecimento ainda não incorporada ao saber científico, ou seja, o mundo social.” (Pág. 10)
“O Século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia. As transformações econômicas, políticas e culturais (...). A dupla revolução que este século testemunha – a industrial e a francesa – constituía os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista. (...) são os acontecimentos (...) que a precipitam e a tornam possível.” (Pág. 11)
“Cada avanço com relação á consolidação da sociedade capitalista representava a desintegração, o solapamento de costumes e instituições até então existentes e a introdução de novas formas de organizar a vida social.” (Pág. 12)
“Um dos fatos de maior importância relacionados com a revolução industrial é sem dúvida o aparecimento do proletariado e o papel histórico que ele desempenharia na sociedade capitalista.” (Pág. 14)
“(...) a profundidade das transformações em curso colocava a sociedade num plano de análise, ou seja, esta passava a se constituir em “problema”, em “objeto” que deveria ser investigado. (...) pensadores ingleses (...) voltados para a ação, que desejavam introduzir determinadas modificações na sociedade. (...) procuravam extrair orientações para a ação, tanto para manter, como para reformar ou modificar radicalmente a sociedade de seu tempo.” (Pág. 14-15)
“A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual ás novas situações colocadas pela revolução industrial. O surgimento da sociologia (...), prende-se em