Fichamento de "os três tipos puros de dominação" de max weber
Weber diz em seguida que há três tipos puros de dominação legítima, cada uma com suas respectivas características. Os três tipos de dominação são: a dominação legal, a dominação tradicional e a dominação carismática.
• DOMINAÇÃO LEGAL
Para explicar dominação legal, Weber começa afirmando: “Dominação legal em virtude de estatuto. Seu tipo mais puro é a dominação burocrática. Sua ideia básica é: qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto à forma. A associação dominante é eleita ou nomeada, e ela própria e todas as suas partes são empresas” (p. 128).
Weber quis dizer com a afirmação mencionada acima que na dominação legal não se obedece a uma pessoa, mas sim à regra, que estabelece a quem e até que ponto se deve obedecer a esse indivíduo. Vale ressaltar que o escolhido para governar também deve respeitar as leis.
Como, nesse tipo de dominação, o Estado pode ser considerado uma “empresa”, se faz necessária a existência de funcionários para colaborar na administração da mesma. Sobre os funcionários dessa “empresa”, Weber afirma: “O tipo do funcionário é aquele de formação profissional, cujas condições de serviço se baseiam num contrato, com pagamento fixo, graduado segundo a hierarquia do cargo e não segundo o volume de trabalho, e direito de ascensão segundo regras fixas.” (p. 129). O dever desse funcionário do governo é agir sem sofrer nenhum tipo de influência.
À seguir, o autor faz uma comparação da “empresa” pública com a empresa privada, mostrando