Sociologia- Max Webber
LUIZ GUILHERME DE ARAUJO CARDOZO – 28402
ALEXANDRE RIBEIRO - 26748
FICHAMENTO DE TEXTO: UM TOQUE DE CLÁSSICOS – MAX WEBER
ITAJUBÁ 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
LUIZ GUILHERME DE ARAUJO CARDOZO – 28402
ALEXANDRE RIBEIRO - 26748
FICHAMENTO DE TEXTO: UM TOQUE DE CLÁSSICOS – MAX WEBER
Fichamento de texto submetido ao Prof. Dr. Adilson da Silva Mello, como requisito parcial para aprovação na disciplina de sociologia do curso de graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Itajubá.
ITAJUBÁ 2013
MAX WEBER
Max Weber teve como principal influência bibliográfica o Karl Marx. A influência do Marx evidencia-se no fato de ambos terem compartilhado o grande tema – o capitalismo ocidental – e dedicado a ele grande dos seus estudos, fazendo analisando-o da perspectiva histórica, econômica, ideológica e sociológica. Weber propôs se estudar a capacidade do materialismo histórico de encontrar explicações adequadas à historia social. Em suma, procurou compreender como as ideias, tanto quanto os fatores de ordem material, cobravam forca na explicação sociológica, sem deixar de criticar o materialismo marxista nas suas formas vulgares.
Weber também é herdeiro da percepção de Nietzsche, segundo o qual a vontade de poder, expressa na luta entra valores antagônicos, é que torna as realidades política, econômica e social compreensíveis.
Weber soube utilizar as ideologias presentes nos debates da época e refiná-las, interpretando a realidade social com precisão metodológica.
A OBJETIVIDADE DO CONHECIMENTO
Na investigação te um tema, um cientista é influenciado pelos seus valores e ideais. Por isso, deve estar capacitado a estabelecer diferenças entre reconhecer e julgar, bem como cumprir com o dever científico de ver a verdade dos fatos e expor claramente os