soft-starter
Os soft-starters são equipamentos eletrônicos destinados ao controle de partida demotores elétricos de corrente alternada. Os soft-starters são utilizados basicamente para partidas de motores de indução CA.
Corrente alternada tipo gaiola, em substituição aos métodos estrela-triângulo, chaves compensadora ou partida direta. Tem a vantagem de não provocar trancos no sistema, limitara corrente de partida, evitar picos de corrente e ainda incorporar parada suave e proteções. Essas chaves contribuem para a redução dos esforços sobre acoplamentos e dispositivos de transmissão durante as partidas e para o aumento da vida útil do motor.
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
O soft-starter é um equipamento eletrônico capaz de controlar a potência do motor no instante da partida, bem como sua frenagem. Ao contrário dos sistemas elétricos convencionais utilizados para essa função (partida com autotransformador, chave estrela-triângulo, entre outras).
Seu princípio de funcionamento baseia-se em componentes estáticos, os tiristores. esquema genérico de um soft-starter está representada na figura abaixo.
Principais aplicações
As principais aplicações são em serviços padrões ou em serviços severos. Geralmente, na aplicação em serviço padrão, a partida está configurada para uma corrente nominal entre 3 e 4 pelo tempo especificado pelo fabricante no funcionamento, considerando um fator de funcionamento aproximado em 10 partidas por hora, com proteção térmica em classe 10. Já para aplicações em serviço severo, podemos considerar as mesmas correntes nominais porém, no mínimo, duplicando o tempo de partida que se adotaria em uma partida padrão (dados fornecidos pelo fabricante). É importante ainda salientar que o número de manobras cai pela